Empresa Paulista vai cuidar do sistema de esgotamento sanitário do Crato

Foto: Aegea.com.br

A Aegea Saneamento e Participações, sediada na capital Paulista, será a responsável pelo sistema de esgotamento sanitário do Crato. Foi ela quem venceu o leilão realizado na tarde desta sexta, 11, na B3, em São Paulo. A concessão tem prazo de 35 anos e será a primeira operação da Aegea no Estado do Ceará.

A Aegea atua no gerenciamento de ativos de saneamento por meio de concessões comuns plenas ou parciais, subconcessões e parcerias público privadas (PPPs), como administradora de concessões públicas em todo processo do ciclo integral da água – abastecimento, coleta e tratamento de esgoto, de acordo com o perfil e necessidade de cada município.

Com essa vitória, a Aegea passa a operar um total de 43 concessões, 6 PPPs (parcerias público-privadas) e 1 subconcessão, com presença em 154 municípios e 13 Estados, atendendo 21,4 milhões de habitantes, informou a companhia em comunicado ao mercado.


35 anos de concessão

O leilão de concessão do esgotamento sanitário do Crato foi estruturado com apoio da Caixa Econômica Federal e do Programa de Participações de Investimentos (PPI). O leilão tinha como critério o maior desconto na tarifa. A Aegea vai explorar o serviço de esgotamento sanitário por um prazo de 35 anos.

O contrato prevê também a execução das obras de construção de redes coletoras de esgoto e ligações prediais, interceptores, linhas de recalque e emissários, estações elevatórias de esgoto e estações de tratamento de esgoto, e gestão comercial de todo sistema de saneamento.

“São previstos R$ 248 milhões de investimentos para universalizar o esgotamento sanitário de todo o município, deixando-o 100% interligado nos próximos anos, com um sistema integrado de tratamento e com tarifas reduzidas”, pontua nota da Ascom.

O Prefeito Zé Ailton Brasil acompanhou o leilão na B3 e enfatizou a importância das parcerias para concretizar essa importante conquista. "Hoje é um momento histórico para a cidade do Crato, onde um projeto que estamos desenhando há mais de três anos, se concretiza. Através de uma Parceria Público e Privado o município do Crato passa a vivenciar um novo ciclo com o projeto de saneamento que trará como consequência mais saúde para a população, e também para o meio ambiente", afirmou o gestor enfatizando as riquezas naturais do município.  O município é o primeiro do Nordeste a realizar leilão para concessão do fornecimento de água e esgotamento sanitário.

Fontes: https://www.aegea.com.br/ e https://crato.ce.gov.br/ 



 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem