Casal cria reserva de patrimônio natural e protege áreas de Caatinga em Santana do Cariri

Foto: Associação Caatinga

Com uma extensão de 8,9 hectares, foi criada no município de Santana do Cariri, interior do Ceará, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Azedos. Trata-se da segunda reserva criada pelo casal Severino Roberto e Francisca Edna em suas propriedades situadas naquele município. A informação é da Agência de Notícias Eco Nordeste.

A criação da Reserva Azedos objetiva conservar áreas da Caatinga e conta com o apoio técnico do projeto “No Clima da Caatinga”, idealizado pela Associação Caatinga, com o patrocínio da Petrobras.  A matéria, produzida pela jornalista Alice Sales, revela que o casal já havia criado uma primeira RPPN, a Reserva Buriti Águas Naturais, com 10 hectares de extensão, com o apoio da segunda fase do projeto “RPPN: Conservação Voluntária Gerando Serviços Ambientais”, patrocinado pela Fundação Grupo Boticário.

A Reserva Azedos abriga belezas naturais da região. Criadas de forma voluntária para contribuir com a preservação do ecossistema local, as duas áreas são vizinhas e estão em um bom estado de conservação das matas com palmeiras de buritis nativas que fazem a beleza do Vale dos Buritis, na região.

“Com a segurança das certificações das RPPN, só pensamos em preservar e conservar mais ainda, com apoio fundamental das entendidas que trabalham para proteger a Natureza”, ressalta o proprietário das terras, Severino Roberto, em entrevista à jornalista Alice Sales.

O casal afirma que várias espécies da fauna silvestres, como rãs, sapos, cobras, como jibóia, caninana e outras, guaxinim, raposas, mocós, preás, cassacos, cotias e mais de 50 espécies de pássaros já foram registradas nas áreas das duas reservas. Além disso, por estarem situadas no entorno da Chapada do Araripe, há várias fontes, que formam as nascentes do Rio Cariús , com água corrente e perene.

De acordo com Samuel Portela, coordenador técnico e de áreas protegidas da Associação Caatinga, a criação das reservas particulares é uma boa forma de ajudar na conservação da natureza. “Esperamos cada vez mais ações de responsabilidade ambiental como a do senhor Severino e da senhor Edna aconteçam”, enfatiza.

A matéria completa você acompanha acessando o link: https://agenciaeconordeste.com.br/casal-cria-rppns-e-protege-areas-de-caatinga-em-santana-do-cariri/


 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem