Com greve de bancos, consumidores devem ficar atentos a vencimento de
contas
Com greve marcada para
começar amanhã (6), consumidores devem ficar atentos ao pagamento de faturas,
boletos bancários e outros tipos de cobrança. Segundo o Instituto de Defesa do
Consumidor, o Procon, de São Paulo, embora a greve não afaste a obrigação do
consumidor de pagar as obrigações, a empresa credora tem que oferecer outras
formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados.
Para não ser cobrado de
encargos (juros e multa) e ter o nome enviado a serviços de proteção ao
crédito, a recomendação do Procon-SP é que o consumidor entre em contato com a
empresa e peça opções de formas e locais para pagamento, como internet, a sede
da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento em caixas
eletrônicos, dentre outros
O Procon orienta ainda que o
consumidor documente esse pedido, ou seja, guarde cópia de e-mail ou anote o
número de protocolo de atendimento, por exemplo. Assim, caso o fornecedor não
atenda à tentativa de quitar o débito, o consumidor pode fazer a reclamação ao
Procon.
As assembleias que aprovaram o inÃcio da greve foram feitas na semana
passada. A legislação determina que a greve só pode ter inÃcio com aviso prévio
de pelo menos 72 horas. Esse perÃodo é necessário para informar aos bancos e Ã
sociedade sobre a interrupção dos serviços.
A Federação Nacional dos
Bancos (Fenaban) ofereceu 5,5% de reajuste para salários e vales. A proposta
inclui abono de R$ 2,5 mil, não incorporado ao salário. Os bancários querem
reajuste salarial de 16% (incluindo reposição da inflação mais 5,7% de aumento
real), entre outras reivindicações.
Agência Brasil